O dono do horário nobre

janeiro 31, 2024

Grandes nomes da TV prestigiam lançamento da biografia do novelista Gilberto Braga no Rio de Janeiro
Rosane Svartman, Beth Goulart,Mauricio Stycer,Leona Cavalli e Edney Silvestre

Um novelista fez o Brasil ver-se refletido na tela da TV. Gilberto Braga (1945-2021) mostrou aos brasileiros, durante quatro décadas, as contradições e idiossincrasias de uma nação que ansiava por liberdade e por muitas outras transformações, todas elas documentadas por ele nas décadas seguintes. A trajetória desse autor – cuja vida daria uma novela – é contada no livro “Gilberto Braga, o Balzac brasileiro” (Intrínseca).

A biografia foi uma iniciativa da jornalista Anna Ramalho (1949-2022) que, encampada pela editora, foi delegada a Artur Xexéo (1951-1921) e concluída pelo também jornalista Maurício Stycer. O livro foi lançado, na noite da última terça-feira (30), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Os autógrafos foram precedidos por um bate-papo entre Stycer e Ricardo Linhares, colaborador de muitos dos folhetins escritos por Gilberto a partir do novo milênio – e ninguém melhor do que ele para falar do mestre.

O evento reuniu personagens da vida social carioca e os intérpretes de alguns dos personagens do novelista, como num coquetel – dos muitos – retratados por Gilberto em suas novelas. Atores que fazem parte da História da TV brasileira estiveram presentes. Nomes como o de Betty Faria, a Lígia de “Agua viva” (1980) e, décadas depois, a exuberante Leonor da minissérie “Labirinto”.

Nomes importantes da imprensa, que acompanharam a trajetória do biografado, também fizeram-se presentes. Heloísa Tolipan, Edney Silvestre e Joaquim Ferreira dos Santos estavam lá, misturados entre os artistas, amigos e admiradores do grande novelista.

E a noite seguiu, descontraída e animada, como Gilberto teria adorado, aliás.

Crédito das imagens: Verônica Pontes e Marcelo Borgongino

Posts recentes

Mestre soberano

Edu Lobo sobe a Serra fluminense para apresentar pérolas de seu repertório em show com que celebra seus 80 anos

Realidade e ficção

Martinho da Vila reúne amigos em lançamento de livro no qual divide suas memórias entre dois personagens