Novos tempos

maio 6, 2023

Com boas perspectivas para a área ecológica, Rei Charles III é coroado em cerimônia com presença do presidente Lula

A morte da Rainha Elizabeth II em setembro de 2022 causou comoção mundial. Não era para menos, ela teve o reinado mais longo da história da monarquia do Reino Unido. Imediatamente após a morte da mãe, Charles, então Príncipe de Gales, assume o trono. Oito meses depois, a coroação do Rei Charles III e de sua esposa, a Rainha Camilla, aconteceu neste sábado (06) na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra. Líderes de todo o mundo estiveram presentes, inclusive o presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva.

O NewMag conversou com o Príncipe Dom João de Orleans e Bragança, que seria herdeiro do trono da Família Real do Brasil. O Príncipe Dom João tem em comum com o Rei Charles a agenda ecológica, e de acordo com ele, as perspectivas são das melhores.

“A visão dele, que não é de hoje, em relação ao meio ambiente e a sustentabilidade ajuda muito a atualizar a própria instituição da monarquia britânica. O mundo está muito atrasado em relação à causa ambiental, quanto mais vozes nesse sentido, melhor. Ele foi pioneiro nesse assunto”, disse Dom João.

De fato, há 53 anos Charles fez seu primeiro discurso sobre a poluição e o descarte de lixo, quando ainda pouco se falava sobre esses assuntos. Atualmente é engajado na produção de orgânicos e de fontes de energia sustentável, o próprio Charles usa biocombustível e energia solar. O desmatamento, tema tão caro a nós brasileiros, também faz parte da agenda dele. 

“É muito triste ver o que nós estamos vendo nesse momento. Populações totalmente indefesas em relação a doenças e invasões de reservas. Espero que se reverta esse quadro com o dinheiro do Fundo Amazônia que a Inglaterra doou para o Brasil. Esse recurso deve ser bem utilizado”, conta o príncipe brasileiro lembrando do acordo feito no encontro entre o presidente Lula e o primeiro-ministro inglês Rishi Sunak.

Outro aspecto notado na cerimônia foi a reutilização de peças antigas como o Cinto da Espada da Coroação e a Luva da Coroação. Para o Príncipe Dom João, esse é um sinal claro de redução de gastos em um mundo em que a desigualdade social ainda é muito presente.

“Charles sinaliza para os menores gastos como todos os governos deveriam fazer. O Rei foi muito claro em seu discurso: ele está no trono para servir ao povo, e não para ser servido”, conclui.

Créditos das imagens: GettyImages e Reprodução / Instagram

Presidente Lula e Primeira-dama Janja da Silva

MAIS LIDAS

Posts recentes

Brilho reverenciado

Áurea Martins tem seu nome dado ao palco de casa de shows que reabre reformulada no Rio de Janeiro

‘Minha maior inspiração’

Duda Beat fala da alegria por fazer o ‘after’ do show de Lady Gaga e coloca-se na condição de fã da diva: “Havia desmarcado compromissos”