Novos caminhos

dezembro 8, 2024

Ailton Krenak se aventura como compositor e lança música em parceria com Diogo Nogueira

Ailton Krenak já goza de todo o prestígio entre intelectuais brasileiros e mundo afora. Membro da Academia Brasileira de Letras, ele é filósofo, líder indígena, ambientalista e escritor. Agora é a vez de buscar uma nova forma de difundir suas ideias: a música. Ao lado do cantor Diogo Nogueira, ele lançou a canção “Qual futuro então virá?”. Compositor da obra ao lado dos músicos Inácio Rios, Rafael Massoto e Ramon Torres, Krenak participa da faixa declamando um texto sobre preservação ambiental, uma das suas principais bandeiras. 

— O convite foi uma surpresa. Quando eu vi a letra da música, a surpresa aumentou mais ainda. Na gravação, fizemos uma animada troca de ideias, onde pude ouvir uma música linda que o pai de Diogo fez. Isso me deixou totalmente tomado de sentimentos e me lembrou a imagem do fundo da floresta, que restabeleceu esse sentido de sagrado — recorda Krenak, que completa: — Se conseguirmos juntar o lugar com o pensamento, o coração, onde a gente está, conseguimos experimentar isso que ansiamos tanto que é paz. E eu senti essa atmosfera aqui, acolhedora e carinhosa. 

A capa da nova música

Os dois também estão nas cenas do clipe, lançado junto com a canção. Para Diogo, a causa é urgente, e ter Krenak como parceiro na faixa é especial. Seu pai, João Nogueira (1941 – 2000), já havia escrito canções na mesma linha, como “Forças da natureza” e “Xingu”.

— Através dessa música, me proponho a refletir sobre como é difícil viver no seu próprio chão, tendo outras pessoas querendo tomar seu solo politicamente ou agressivamente Qual é a ordem desse futuro? Como podemos lidar com o mundo não ouvindo a ancestralidade dos povos originários, que são a própria floresta? — avalia Diogo.

Para criar a capa da nova canção, a produção convidou a designer Akuã, ativista e Pataxó natural da Bahia.

Crédito da imagem: Leo Aversa

Posts recentes

O toque do Raul

João Bosco une-se a grandes músicos em tributo ao inesquecível Raul de Souza no Rio de Janeiro

A Dama e o ‘Vagabundo’

Joyce Moreno e Jards Macalé aliam canções e memórias em noite histórica e que reaviva tradição em teatro do Rio de Janeiro

No alto do pódio

Canal que transmitiu o Globo de Ouro liderou a audiência da TV paga no Brasil na noite do último domingo (05)