Conhecido por seus grandes personagens no cinema, o ator Willem Dafoe vai assumir um novo papel no próximo ano. Ele foi anunciado nesta segunda-feira (08) como o diretor artístico do Departamento de Teatro da Bienal de Veneza até 2026.
— Percebo que sou conhecido como ator de cinema, mas nasci no teatro, o teatro me treinou e me galvanizou. Sou um animal de palco. Sou ator. O teatro me ensinou sobre arte e vida. Trabalhei com o Wooster Group por 27 anos, colaborei com grandes diretores, de Richard Foreman a Bob Wilson. A direção do meu programa de teatro será traçada pelo meu desenvolvimento pessoal. Uma espécie de exploração da essência do corpo — declara Willem, que agradeceu a Pietrangelo Buttafuoco, presidente do conselho de diretores da Bienal, pelo convite.
O departamento de teatro da Bienal foi fundado em 1934, após o estabelecimento de seus ramos de arte, música e cinema, e é programado anualmente junto com grandes eventos culturais como o Festival de Cinema de Veneza.
Recentemente, Dafoe atuou em dois filmes de grande sucesso dirigidos pelo cineasta grego Yorgos Lanthimos. O primeiro, “Pobres criaturas”, venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte. O segundo, “Tipos de gentileza”, entrará em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 22 de agosto.
Crédito da imagem: reprodução / Internet