Um ano atrás, numa entrevista ao NEW MAG, Milton Cunha foi categórico: “o público que frequenta os camarotes está dando as costas às escolas de samba”. A observação é pertinente e não incomoda apenas ao comentarista e ex-carnavalesco. Tanto é que o Carnaval do Rio de Janeiro terá, este ano, um novo espaço cujo propósito é o de valorizar o protagonismo das escolas de samba, as grandes e principais estrelas da festa. Isso mesmo.
O espaço em questão é o RioPrivate, que terá uma área de 2 mil m² no setor 09 da Sapucaí e cujo público alvo são turistas e representantes do meio corporativo voltados a usufruir da experiência de assistir aos desfiles das escolas. A iniciativa une os empresários Otávio Paranhos, Marcelo Assis e Celso Massotti, amigos que comungam da paixão pelo Carnaval.
Os três encaram o desafio numa experiência compartilhada com o Camarote Global. E todos concordam num ponto: um camarote é, de fato, um espaço de socialização que deve estar voltado às atrações da festa que são as escolas.
– Não trabalhamos com venda de shows – explica Otávio Paranhos, reiterando a proposta: – O espetáculo que vendemos é o das escolas de samba.
Paranhos vem do ramo imobiliário; Assis, da construção civil, e Masiotti, do ramo de alimentos.Mas engana-se quem pensa que eles sejam neófitos no assunto. Nada disso. Otávio e Marcelo são integrantes da Diretoria da União da Ilha, e Paranhos tem ainda dez anos de experiência no segmento de camarotes da Sapucaí.
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Sim, Paranhos foi um dos responsáveis pelo RioExxperience, que ocupou a Sapucaí entre 2014 e 2024. A iniciativa tinha como alvo um público seleto, egresso do meio corporativo e formado também por turistas, muitos deles hóspedes de hotéis sofisticados como o Belmond Copacabana Palace. Essa característica será preservada no novo empreendimento, como explica Marcelo.
– Nosso alvo é o público denominado como triple A (AAA),segundo o jargão. São pessoas do meio corporativo, muitos deles CEOs de empresas, e também turistas interessados em desfrutar de um espaço mais tranquilo e confortável– explica ele, destacando a relação mais personalizada do espaço para com o público: – Tanto que nem temos link para vendas online.
E a proposta é a de ser mais do que uma experiência exclusiva. E essa marca resvala também nos serviços e nos produtos a serem oferecidos. A gastronomia do espaço será assinada pela chef Tassi Lage, voltada para o ramo de alta gastronomia em eventos.
– Quando nos perguntam quais são nossas atrações, digo que é o champagne Perrier-Jouet e o bufê a cargo da Tassi – pontua Marcelo Assis.
De fato, o espaço não quer rivalizar com os desfiles, mas haverá, sim, atrações musicais num esquema low profile, mais ao estilo do espaço.
– Teremos um conjunto de samba e, em determinados momentos, atrações- surpresa – antecipa Paranhos revelando uma linha que será seguida: – Não serão exatamente shows,mas canjas e participações que acontecerão de maneira pontual.
Esse Carnaval não será igual àquele que passou – e nenhum é – mas uma coisa é certa: o protagonismo das escolas de samba é delas. E ninguém tasca!
Crédito das imagens: Alex de Oliveira (projetos) e Eny Miranda (foto sócios)
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