Gilberto Gil, um dos nossos maiores compositores, caiu nas graças de duas das mais importantes universidades públicas do Rio de Janeiro. A ponto de ganhar de ambas o título de Doutor Honoris Causa, a mais importante honraria concedida por uma instituição de ensino.
O cantor e compositor vai receber o título da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no dia 18 deste mês. A cerimônia está marcada para as 17h no Teatro Odylo Costa Filho, no campus daquela instituição. Já a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu conceder também o título ao artista. A decisão foi tomada em fevereiro e partiu da Congregação da Escola de Música e do Conselho de Letras e Artes da universidade, uma das mais antigas do país.
A honraria, contudo, não é novidade na vida do grande compositor. Ele ganhou o título, no ano passado, e a primazia coube à Universidade Federal da Bahia, estado natal do artista, nascido em Salvador. Vale destacar também que Gil é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 2022.
Crédito da imagem: Niclas Weber