Notório saber

setembro 24, 2022

Mauro Ferreira celebra 35 anos dedicados à crítica musical com livro em que discorre sobre grandes vozes femininas da música brasileira

O termo connoisseur, do francês, é usado para designar alguém que é um profundo conhecedor de um tema. Quando o assunto é música brasileira, o termo se aplica bem ao jornalista Mauro Ferreira, um dos mais respeitados críticos musicais em atividade no país. Um pouco dessa sabedoria é compartilhada por ele no livro “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” (Garota FM), que lança na segunda-feira (26), na Blooks da Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

A obra traz ensaios nos quais o crítico discorre sobre grandes vozes femininas como Maria Bethânia, Simone, Fafá de Belém e Zizi Possi a outros de gerações mais recentes. É o caso da cantora Maria Rita, que inspirou o ensaio “Uma voz do samba, sim, senhor”, incluído quando o livro ia já para o prelo. A escolha dos 35 nomes não é aleatória. Tem a ver com o fato de o jornalista completar, este ano, 35 anos de atividade ininterrupta como crítico musical.

– Sempre fui identificado com as cantoras no jornalismo musical. Como conseqüência, acabei formando nas redes sociais, e mesmo antes delas, uma base grande e fiel de leitores também movidos pela paixão por vozes femininas. O livro é a celebração da arte e das vozes dessas 35 cantoras que provocam paixões e geram discussões entre o público – explica Mauro.

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo