O termo connoisseur, do francês, é usado para designar alguém que é um profundo conhecedor de um tema. Quando o assunto é música brasileira, o termo se aplica bem ao jornalista Mauro Ferreira, um dos mais respeitados críticos musicais em atividade no país. Um pouco dessa sabedoria é compartilhada por ele no livro “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira” (Garota FM), que lança na segunda-feira (26), na Blooks da Praia de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
A obra traz ensaios nos quais o crítico discorre sobre grandes vozes femininas como Maria Bethânia, Simone, Fafá de Belém e Zizi Possi a outros de gerações mais recentes. É o caso da cantora Maria Rita, que inspirou o ensaio “Uma voz do samba, sim, senhor”, incluído quando o livro ia já para o prelo. A escolha dos 35 nomes não é aleatória. Tem a ver com o fato de o jornalista completar, este ano, 35 anos de atividade ininterrupta como crítico musical.
– Sempre fui identificado com as cantoras no jornalismo musical. Como conseqüência, acabei formando nas redes sociais, e mesmo antes delas, uma base grande e fiel de leitores também movidos pela paixão por vozes femininas. O livro é a celebração da arte e das vozes dessas 35 cantoras que provocam paixões e geram discussões entre o público – explica Mauro.