Fernanda Montenegro conquistou um feito à altura de sua vitoriosa carreira. Nossa grande dama das artes dramáticas entrou, aos 95 anos, para o Livro dos Recordes. A façanha foi a de reunir a maior plateia em uma leitura de filosofia. Os espectadores foram, no caso, as mais de 15 mil pessoas que, no dia 18 de agosto, assistiram à atriz na leitura de “A cerimônia do adeus”, de Simone de Beauvoir (1908-1986).
– Milagres acontecem – festejou a atriz em vídeo postado em sua rede social, corroborando em seguida: – A nossa Cultura é o nosso pais. A cultura teatral é o homem através dos milênios, em qualquer lugar do mundo. Sempre tem a presença de alguém passando para alguém a visão de uma vivência que traz um texto, um contraste, uma variação ou uma transcendência do momento que se vive, e isso é no palco.
A leitura, com a qual a triz lota teatros desde 2023, é sua segunda incursão pelo universo da escritora francesa. Fernandona apresentara anteriormente o solo “Viver sem tempos mortos”, no qual, sob a direção de Felipe Hirsch, viajou o país entre 2009 e 2011.
– Ter levado Simone de Beauvoir para 15 mil pessoas no Ibirapuera… Isso acontece em outro lugar do mundo? Só falando para 15 mil pessoas e só trazendo ideias nada fáceis de serem absolvidas, e ninguém vai embora. Todo mundo aceita cada fala e termina aplaudindo, abraçando um ao outro. Por mais que agradeçamos aos deuses não é suficiente. Muito obrigada! – arrematou a atriz.