Palmas para ela

outubro 22, 2022

Margareth Dalcomo toma posse na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro

Uma das vozes mais importantes no combate e prevenção da covid-19, a pneumologista Margareth Dalcomo tomou posse na Academia Nacional de Medicina na noite da última sexta-feira (21). A médica e pesquisadora ocupa a cadeira de número 12, que pertenceu ao médico e pediatra Azor José de Lima, professor emérito da Unirio, falecido em agosto de 2020.

A cerimônia aconteceu na sede da academia, no Centro do Rio de Janeiro, e reuniu convidados como o cantor e compositor Gilberto Gil, a atriz Fernanda Montenegro, os jornalistas Merval Pereira e Zuenir Ventura e o ator Stênio Garcia, entre outros.

Margareth é a quinta mulher a se tornar membro da academia. Nos últimos dois anos, a pneumologista ficou conhecida por ter concedido mais de 500 entrevistas a veículos de TV e rádio como forma de combater a desinformação sobre a covid-19 no Brasil.

A pneumologista também é membro de outras entidades voltadas à ciência e à saúde como as sociedades brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e Infectologia, além do Grupo de Peritos para a aprovação de medicamentos essenciais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em parceria com a Fiocruz e com apoio da Fiotec, Dalcomo é a principal investigadora do Brace Trial Brasil, e realiza estudo clínico sobre a eficácia da vacina BCG para reduzir o impacto da covid-19 em trabalhadores da saúde. Mais de 10 mil voluntários em todo o mundo participam do estudo.

Crédito das fotos: Cristina Granato.

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV