Nobre compositor

junho 3, 2022

Treze temas musicais compostos por Dom Pedro I serão reunidos pela primeira vez em CD

Príncipe regente e primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I (1798-1834) era também compositor. Treze de suas obras estarão reunidas pela primeira vez num CD. O álbum estará encartado no livro “Liberdade ou morte”, que trará ensaios escritos por sete autores coordenados pela historiadora Mary Del Priori, que assina também um dos textos. A edição sairá pela Batel em parceria com o Instituto Cravo Albin e tem previsão de lançamento para agosto, abrindo as comemorações pelo bicentenário da independência do país, ocorrida em setembro de 1822.

Quase todos os temas foram gravados pela primeira vez, como o que Dom Pedro compôs para a imperatriz Leopoldina (1797-1826), gravado agora pela cravista Rosana Lancellotti.

Uma das raridades resgatadas é uma gravação do “Credo”. O tema, dividido por seis movimentos cantados em latim, foi gravado em 1970 pela Orquestra Sinfônica da Rádio MEC e pelo coro do Theatro Municipal, regidos pelo maestro Henrique Morelenbaum com supervisão do também maestro Marlos Nobre. Outra faixa rara traz a gravação do “Hino da Independência do Brasil” realizada, em 1968, pelo governo do estado de São Paulo, sob a regência de João de Sousa Lima (1898-1982).

– Pouco se fala sobre o Dom Pedro compositor e, quando isso acontece, geralmente só é lembrado o Hino da Independência. Nosso intuito é o de mostrar que ele deixou uma obra erudita de grande qualidade, aluno que era do padre José Maurício Nunes Garcia – comenta com NEW MAG Ricardo Cravo Albin, um dos responsáveis pela iniciativa.

Posts recentes

Artes unidas

Diretores Amir Haddad e Bia Lessa encontram-se com o ator Antonio Nóbrega e Tia Surica em novo projeto cultural

Data querida

Cacau Hygino festeja aniversário cercado pelos amigos em jantar surpresa no Rio de Janeiro

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber