‘Ninguém pode ver um filho agredido’

julho 31, 2022

Agressões aos filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso são comentadas por lideranças negras

A agressão sofrida por Titi e Bless, filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso na Costa da Caparica, em Portugal, onde a família passa férias, demonstra que o racismo é um crime que precisa ser fortemente combatido no mundo como um todo. Ouvimos o professor Ivanir dos Santos, do programa de Pós-Graduação de História Comparada da UFRJ e fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), e a ativista e escritora Miriam da Conceição da Silva, criadora do Instituto Sociocultural Brasil chama África (ISBCA). As conversas aconteceram justo quando ambos participavam da 8ª Marcha das Mulheres Negras, na manhã deste domingo, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

–  Achei que a conduta dos pais foi corretíssima. Primeiramente, protegeram as crianças e, em seguida, pediram a prisão da agressora. Ninguém pode ver impunemente um filho ser agredido e humilhado, ainda mais da forma como se deu – comenta o professor, chamando a atenção para o fato de o Racismo ser considerado crime também em Portugal:  – O Racismo é crime tanto no Brasil quanto em Portugal e há, hoje, na Europa um amplo debate sobre essa questão. Uma demonstração de racismo não pode ficar impune.

Já a ativista e escritora Miriam da Conceição da Silva, criadora do Instituto Sociocultural Brasil chama África (ISBCA), as demonstrações racistas estão mais despudoradas e é preciso combatê-las:

– Estamos em pleno século XXI e noto que as pessoas demonstram seu racismo sem a menor vergonha. Esse canal foi aberto e precisa ser combatido veementemente. Assim como aconteceu com os atores em Portugal, num local turístico, o mesmo ocorre por aqui. O turista chega numa praia na Bahia e acha que o atendente é seu serviçal, seu escravo.

Para ela, assim como o casal de atores teve uma atitude louvável, ela acha que outras personalidades poderiam ter o mesmo comprometimento do corredor de F1 britânico Lewis Hamilton:

– Se outras personalidades levantassem essas bandeiras, o respeito seria mais vigente em vários âmbitos, como o do futebol,  e as pessoas, mais esclarecidas.

Para Ivanir dos Santos, também interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), é muito importante que os pais estejam atentos ao que ocorre com os filhos  nos mais diferentes locais:

– Demonstrações de racismo são muito comuns em diferentes partes do mundo, e o cuidado e a proteção dos pais é de suma importância. Essas demonstrações acontecem na escola, no condomínio e em muitos outros lugares, e os pais não podem descuidar dessa vigília.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo