A autora norte-americana Elizabeth Gilbert, conhecida pelo best-seller “Comer, rezar, amar”, adiou por tempo indefinido o lançamento de seu novo livro. A publicação chegaria às livrarias em fevereiro de 2024, mesmo mês que marca o segundo ano do início da guerra entre Rússia e Ucrânia. O enredo de “The snow forest” (ou “A floresta de neve”, em tradução livre) tem como cenário a Sibéria, região russa localizada no extremo-norte da Ásia. Após diversas críticas, a escritora declarou nesta segunda-feira (12) que preferiu não lançar a obra.
– Recebi uma enorme quantidade de reações e respostas de meus leitores ucranianos expressando raiva, tristeza, desapontamento e dor pelo fato de ter escolhido lançar um livro que se passa na Rússia. Não é o momento para este livro ser publicado. Não quero acrescentar nenhum dano a um grupo de pessoas que já sofreram e continuam a sofrer danos graves e extremos – disse a autora.
O romance contaria a saga de uma família russa que se retirou da sociedade na década de 1930 para tentar resistir ao governo soviético. A decisão ocorre no momento em que editoras e instituições tentam lidar com a arte e a literatura russas enquanto a guerra na Ucrânia continua.
Crédito da imagem: reprodução / Instagram