Quem chega ao Brasil esta semana é a poeta norte-americana Tracy K Smith. Detentora de um Pulitzer – o mais importante prêmio literário dos EUA – ela vem promover o primeiro lançamento de uma obra original sua no país. “Vida em Marte” sai pela Relicário Edições e foi apontada pelo New York Times como uma das publicações mais notáveis de poesia de 2011.
E Tracy terá uma agenda intensa. Ela participa, nesta sexta (16), do Festival Poesia no Centro, em Sampa, onde vai papear com as jornalistas Adriana Ferreira Silva e Nanni Rios. Já no Rio a jornada será dupla.
Ela lança, na segunda-feira (19), a obra na Livraria Janela do Jardim Botânico, onde conversa com a tradutora e poeta Stephanie Borges. E, no dia seguinte (20), participa de evento na Fculdade de Letras da UFRJ, no Fundão, em encontro mediado pelo professor Eduardo Coelho.
A autora já teve uma seleta de seus poemas publicada no país pela Malé. Ela traz na sua escrita influências que vão da literatura à cultura pop, passando pelo cancioneiro de David Bowie (1947-2016) e pela ficção científica.