Em setembro de 2018, o nome de Fernando Haddad foi anunciado pelo Partido dos Trabalhadores como candidato do PT à Presidência naquele ano. O petista, até então certo como vice de Luís Inácio Lula da Silva, foi alçado à cabeça na chapa composta com o PCdoB, que teve Manuela D’ávila como vice. A partir de então, Haddad teve o dia-a-dia na campanha presidencial acompanhada de perto por uma equipe de cinema. O resultado é o documentário “Partido”, que terá sua estreia mundial no DocMontevideo, no Uruguai. O filme será exibido no dia 28 deste mês, encerrando a programação do festival, com estreia no Brasil prevista para este semestre.
Os diretores Sebastián Bednarik, Joaquim Castro e César Charlone acompanham o hoje ministro da Fazenda nas visitas a Lula no Paraná, onde passou 580 dias preso na sede da Polícia Federal, e na campanha à eleição, vencida no segundo turno pelo então candidato do PL, Jair Bolsonaro. O longa ainda mostra os desdobramentos dos rumos políticos que culminaram na reeleição de Lula em janeiro de 2023.
O documentário, com distribuição da 02 Play, será visto também, em agosto, no Locamo Pro 2023, na Suíça. O evento é voltado a vendas internacionais, marketing e distribuição tradicional e online de audiovisual.