Mulheres visionárias

outubro 31, 2022

Lélia Gonzalez é uma das que tem sua história contada em livro pioneiro sobre mulheres na Filosofia

As mulheres sempre atuaram por transformações na sociedade, mas durante muito tempo, tiveram as suas vozes silenciadas. Por conta disso, não conhecemos histórias como a da filósofa brasileira Lélia Gonzalez (1935-1994), e da autora e professora de letras norte-americana Bell Hooks (1952-2021). Ainda bem que, aos poucos, isso tem mudado. Como uma forma de dar cada vez mais visibilidade ao legado dessas mulheres intelectuais, as professoras de Filosofia Natasha Hennemann e Fabiana Lessa lançam a obra “”Filósofas: o legado das mulheres na História do pensamento mundial” (Maquinaria Editorial). 

Escrever o livro foi uma necessidade que sentimos enquanto professoras de filosofia, para que mais pessoas conhecessem mulheres que se dedicaram à produção de conhecimento, mas muitas vezes não foram reconhecidas por isso. Poucas pessoas sabem citar uma mulher filósofa e menos ainda conseguem explicar um pouco do pensamento de alguma delas. É muito comum, por exemplo, os nossos estudantes nos perguntarem se existem mulheres na filosofia, ou seja, às vezes sequer sabemos da existência dessas pensadoras – afirma a professora Natasha Hennemann ao NewMag.

O livro apresenta a história de 70 pensadoras contemporâneas e também da antiguidade da Europa, Ásia, África e América Latina. Além de Lélia e Bell, já mencionadas, podemos destacar entre as estudiosas a autora norte-americana Angela Davis, a primeira historiadora chinesa, Ban Zhao (45-116 d. C.), e as filósofas brasileiras Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro.

É possível pensar de maneira crítica a partir do seu próprio ponto de vista e do seu próprio lugar no mundo, inclusive nos dias de hoje. Se você é uma dona de casa, pesquisadora ou de qualquer outra profissão, você pode gerar reflexões importantíssimas e que talvez ninguém tenha pensado ainda. Então, nós achamos que mostrar essa diversidade de olhares e essas pessoas corajosas, podemos inspirar mais mulheres a se aventurarem tanto pela filosofia quanto por várias outras áreas do conhecimento – arremata Hennemann.

Crédito das fotos: Reprodução

A autora Nathasha Hennemann
A autora Fabiana Lessa

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo