“Quero dizer às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é linda, mas ela se desgasta”. Com essas palavras, proferidas por Pepe Mujica, Gilberto Gil homenageou o ex-presidente uruguaio. A postagem foi feita na tarde desta terça-feira (13), quando o político de 89 anos saiu de cena após lutar contra um tumor em estado avançado no esôfago.
“Que o amigo Pepe Mujica descanse em paz”, escreveu o cantor e compositor na legenda da foto, publicada em uma rede social. A atriz e diretora Patrícia Pillar foi outra que rendeu homenagens ao ex-presidente, que comandou o Uruguai entre 2010 e 2015.
“Pessoas como Pepe Mujica nunca morrem, viram inspiração, encantamento… Mujica é imortal na memória coletiva dos que desejam um mundo solidário e justo”, postou a atriz.
José Alberto Mujica Cordano integrou, nos anos 1960, o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, que distribuía aos mais necessitados comida e dinheiro roubado em assaltos a bancos. O ex-guerrilheiro passou 14 anos detido, ganhando a liberdade em 1985.
Fundador do partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP), ele entrou para a vida pública em 1994, quando elegeu-se deputado, chegando ao Senado cinco anos depois. Antes de governar seu país, comandou o Ministério da Agricultura na gestão de seu antecessor, Tabaré Vazquez (1940-2020).
Créditos das imagens: reproduções (instagram)
