Simplicidade e elegância andaram juntas na festa que parou o Rio de Janeiro e celebrou os 50 anos do renomado arquiteto Miguel Pinto Guimarães. O aniversariante e sua esposa, Paula Mesquita Marinho, receberam em sua casa no Leblon, Zona Sul da cidade, grandes personalidades da sociedade carioca e de diversos cantos do país, de várias tribos e segmentos. A comemoração aconteceu na noite da última sexta-feira (23) e não teve hora para acabar.
Entre os presentes, diversos atores da TV Globo, a família Marinho, jornalistas da Globo News e apresentadores como Fátima Bernardes e Marcos Mion. Cantores como Ana Carolina, Mart’nália, Gilberto Gil e Daniela Mercury também marcaram presença.
Já nas atrações musicais, Xande de Pilares levou seu show em homenagem a Caetano Veloso para a festa. Ele contou ainda com a participação ilustre de Paulinho da Viola na apresentação, e juntos cantaram “Foi um rio que passou em minha vida”. A música é especial para o aniversariante, que há anos desfila na Portela, sua escola do coração. Guimarães, aliás, subiu ao palco e soltou o gogó ao lado de todos os artistas sem medo de ser feliz, inclusive com o rockstar Paulo Ricardo, que também se apresentou e fez a alegria de quem estava por lá. E ainda deram canja Roberta Sá e Mumuzinho.
A decoração, assinada por Antonio Neves da Rocha e o buffet, preparado por Roberta Pederneiras, foram muito elogiados pelos convidados. Um deles, o colunista social José Ronaldo Müller, habituado a frequentar grandes festas do high society carioca.
— Não houve uma festa pós-pandemia tão incrível como a de ontem. No meu imaginário festivo duas casas na história da cidade foram cenários para festas esplendorosas. A Mansão de Santa Teresa de Baby e Evinha Monteiro de Carvalho e a casa onde hoje é o Instituto Moreira Salles. A de ontem completa esse trio. Uma casa que entra para história do Rio de Janeiro pelo seu projeto arquitetônico representativo de uma época — declarou Zé Ronaldo.
Um detalhe também chamou a atenção na festa: o arquiteto e anfitrião estava bem à vontade, calçando apenas sandálias. E ele não fez nenhuma questão de ganhar presentes. O aniversariante pediu elegantemente àqueles convidados que quisessem o presentear fizessem uma doação para o Instituto Manu. A organização nasceu da união de arquitetos em prol da educação de pessoas em vulnerabilidade social que podem transformar a realidade de onde vivem. Aprendam como se faz, meninas da Barra da Tijuca!
Créditos das imagens: Isabella Pinheiro e reprodução / Instagram