Muito bem cotados

fevereiro 16, 2023

"Marte um" e "O Rei da TV" lideram pré-indicações aos Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano

O audiovisual brasileiro segue enchendo o seu povo de orgulho.  E isso vale para “Marte Um” e à minissérie “O Rei da TV“. As produções cinematográficas são as de maior quantidade de indicações para os Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano, em lista de pré-selecionados divulgada nesta  quinta-feira (16). O evento será realizado no dia 22 de abril no Palácio Ifema, em Madri, e a relação definitiva com os finalistas em breve será divulgada.

Dirigido por Gabriel Martins, o filme está em cinco categorias na lista, incluindo Melhor Obra de Estreia, Melhor Direção, Melhor Música Original, Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. Já “O Rei da TV”, dirigido por Marcus Baldini, André Barcinski e Ricardo Grynszpan, foi indicado nas categorias Melhor Minissérie, Melhor Criador de Séries, Melhor Ator (Mariano Matos) e Melhor Atriz Coadjuvante (Roberta Gualda).

O Brasil esteve presente em todas as categorias da lista curta, como país de produção, com atores, diretores, roteiristas, entre outros. O filme “A viagem de Pedro” foi duplamente indicado para Melhor Direção Fotográfica e Melhor Ator Coadjuvante (Sergio Laurentino). Na categoria Melhor Filme Ibero-americano de Ficção, segue na disputa “Paloma”, de Marcelo Gomes, e, para a nova categoria Melhor Comédia, “Bem-vinda a Quixeramobim”, de Halder Gomes, recebeu a indicação. Os diretores de “Rota 66” e “A polícia que mata” (Teodoro Poppovic e Maria Camargo) disputam o prêmio de Melhor Criador de Séries.

Estrelas da música brilham no cinema, e Seu Jorge e Liniker foram indicados para Melhor Ator e Melhor Atriz em Minissérie por “Manhãs de setembro”. “Amigo secreto”, de Maria Augusta Ramos, e “Kobra Auto Retrato”, de Lina Chamie, entraram na categoria de Melhor Documentário, sendo o filme de Ramos também representada na categoria Prêmio Platino em Educação e Valores.

O Brasil possui uma história de sucesso nos Prêmios Platino: na última edição, nossas produções nacionais saíram com duas estatuetas: Melhor Documentário, concedido para “A última floresta”, de Luís Bolognese, e “7 prisioneiros”, de Alexandre Morato, que levou o troféu de Melhor Montagem.

MAIS LIDAS

Posts recentes

É cor de rosa choque

Conquistas femininas são debatidas por autoridades do gênero em encontro no Rio de Janeiro

Tradição X modernidade

Ator que marcou Hollywood, David Duchovny tem publicado no Brasil livro no qual trata de novas constituições familiares