Momento histórico

abril 3, 2024

Aílton Krenak vai receber de Fernanda Montenegro o colar de imortal na sua posse para a Academia Brasileira de Letras

Aílton Krenak vai receber de Fernanda Montenegro, uma de nossas maiores atrizes, o colar de imortal da Academia Brasileira de Letras. O escritor e ambientalista é o primeiro indígena a entrar para a ABL, onde será empossado nesta sexta-feira (05), para a cadeira de número 05, ocupada anteriormente pelo historiador e cientista político José Murilo de Carvalho (1939-2023). Krenak será recebido na casa pela imortal Heloísa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda).

O novo imortal vai receber a espada das mãos do professor Arnaldo Niskier e o diploma, do poeta Antonio Carlos Secchin. O escritor será levado ao salão para sua posse pelos imortais Edmar Bacha, Joaquim Falcão e Ruy Castro.

Aílton Kreank foi eleito em outubro de 2023 com 23 votos. O escritor superou, na ocasião,  concorrentes de peso como a historiadora Mary Del Priore e o também escritor indígena Daniel Munduruku. Uma das propostas do novo imortal é a de levar a casa de Machado de Assis a disponibilizar obras escritas nas línguas originárias através de tradução simultânea:

– Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas, além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem, por exemplo,  um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país