Aílton Krenak vai receber de Fernanda Montenegro, uma de nossas maiores atrizes, o colar de imortal da Academia Brasileira de Letras. O escritor e ambientalista é o primeiro indígena a entrar para a ABL, onde será empossado nesta sexta-feira (05), para a cadeira de número 05, ocupada anteriormente pelo historiador e cientista político José Murilo de Carvalho (1939-2023). Krenak será recebido na casa pela imortal Heloísa Teixeira (ex-Buarque de Hollanda).
O novo imortal vai receber a espada das mãos do professor Arnaldo Niskier e o diploma, do poeta Antonio Carlos Secchin. O escritor será levado ao salão para sua posse pelos imortais Edmar Bacha, Joaquim Falcão e Ruy Castro.
Aílton Kreank foi eleito em outubro de 2023 com 23 votos. O escritor superou, na ocasião, concorrentes de peso como a historiadora Mary Del Priore e o também escritor indígena Daniel Munduruku. Uma das propostas do novo imortal é a de levar a casa de Machado de Assis a disponibilizar obras escritas nas línguas originárias através de tradução simultânea:
– Poderíamos fazer isso com todas as línguas nativas. Teria tudo a ver com a Academia Brasileira de Letras incluir mais umas 170 línguas, além do português. Se olhamos os acervos que já existem, o Museu do Índio tem, por exemplo, um acervo muito antigo de registros de narrativas, algumas delas só na língua materna.