Mito ressignificado

janeiro 3, 2025

Debora Lamm volta ao Rio de Janeiro com espetáculo no qual relê o mito de Medeia sob novos prismas

O ano de 2024 terminou com Debora Lamm recebendo uma excelente notícia. A atriz fora indicada ao Shell por sua atuação em “Último ensaio”, com o qual celebrou os 15 anos da Cia OnondÉ. E a atriz inicia o novo ano trazendo de volta ao Rio de Janeiro um espetáculo da mesma companhia e que não era apresentado por aqui há cinco anos.

Debora aporta no Espaço Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, Zona Sul da cidade, com o elogiado “Mata teu pai”. A montagem é dirigida por Inês Vianna a partir do texto no qual Grace Passô relê o mito de Medeia sob prismas mais humanistas e, por isso, realista.

– É um texto que revê a ótica da Medeia como expatriada, como uma mulher que vive sozinha, cuida dos filhos sozinha. A peça revê a condição da mulher e questiona a postura do Jasão, mas sem perder a estrutura trágica – explica a atriz.

A artista terá em cena a companhia das Meninas da Gamboa, grupo formado por dez mulheres 60+ moradoras da zona portuária da cidade. A encenação é inclusiva e empática ao abordar outra questão que acomete as mulheres desde tempos imemoriais, como conta Debora:

– Medeia não sofre por Jasão a partir do paradigma do amor romântico idealizado. Ela sofre pela postura dele, afinal trata-se de uma mãe solo.

Como outras tantas pelo mundo.

Crédito da imagem: Rodrigo Menezes

Posts recentes

A torcida joga junto

Em dia de Globo de Ouro, brasileiros invadem conta oficial da premiação para pedir troféu para Fernanda Torres