Marise Farias vasculhava o computador do pai, o cineasta Roberto Farias (1932-2018), quando uma pasta chamou sua atenção. Nela, estavam, para sua surpresa, anotações para um livro de memórias. Os relatos podem não ter (ainda) sido publicados, mas foram fundamentais para nortear o documentário que ela pretendia fazer sobre o pai.
E o resultado é “Roberto Farias, memórias de um cineasta”. Lançado no Festival de Gramado em agosto, como antecipado por NEW MAG, o documentário teve sua primeira exibição no Rio de Janeiro, no fim da tarde da última quinta-feira (12), quando foi exibido no Estação NET Botafogo, dentro do Festival do Rio.
E a família do cineasta compareceu quase em peso para conferir o resultado. O ator Reginaldo Farias, irmão do homenageado, os diretores Lui e Roberto Farias, filhos do homenageado, assim como o diretor de TV Régis Faria, filho de Reginaldo, prestigiaram a exibição.
E não somente eles. Grandes nomes do nosso cinema também marcaram presença, como o casal de produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto, o diretor Walter Lima Junior e a atriz Helena Ignez, diva do Cinema Novo.
Crédito das imagens: Cristina Granato