O historiador e cientista político José Murilo de Carvalho será velado na segunda-feira (14), às 9h, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), na Zona Central do Rio de Janeiro, instituição da qual ele era membro desde 2004. O enterro está marcado para logo depois, às 13h, no Mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista em Botafogo, Zona Sul da cidade. O acadêmico estava internado com covid-19 e morreu na madrugada deste domingo (13) no Hospital Samaritano, também no Rio.
José Murilo de Carvalho é amplamente reconhecido por suas contribuições ao estudo da história política e social do Brasil. Seus trabalhos abordam questões relacionadas à formação do Estado brasileiro, à cidadania e à cultura política.
Bacharel em sociologia e política pela UFMG e mestre em ciência política pela Universidade de Stanford, na California, ele é autor de “A formação das almas: O imaginário da república no Brasil”, trabalho em que exaxamina como a ideia de república foi desenvolvida no Brasil após a abolição da escravidão e a queda da monarquia. Outras obras do intelectual foram “Os bestializados”, “Cidadania no Brasil: o longo caminho” e “Teatro de sombras: a política imperial”.
Crédito da imagem: divulgação