Mestre celebrado

junho 6, 2024

Studio3 Cia de Dança celebra os 80 anos que Chico Buarque completa este mês reapresentando "Francisco(s)" em São Paulo

Um dos nossos maiores compositores completa, este mês, 80 anos. Chico Buarque torna-se octogenário no dia 19 de junho e a data será festejada por uma das mais respeitadas companhias de dança do país. A Studio3 Cia de Dança volta a reapresentar o elogiado espetáculo “Francisco(s)” no MASP Auditório nas próximas quarta e quinta-feiras com entrada franca.

Com coreografias de Anselmo Zolla e direção cênica de William Pereira, o espetáculo traz algumas das mais emblemáticas canções do compositor em versões instrumentais  orquestradas por Francis Hime, parceiro de Chico em clássicos como “Atrás da porta”, que inaugura a parceria da dupla, “Trocando em miúdos” e “Vai passar”.

A parceria da dupla é celebrada no segunda das  três suítes que compõem o espetáculo, cuja direção musical é de Wagner Polistchuk, regente da Osesp. E estão nela temas como “Passaredo” e “Meu caro amigo”, lançadas por Chico em 1976, no histórico álbum “Meus caros amigos”, cujos arranjos têm a assinatura de Francis, presente também em outros álbuns memoráveis do artista como “Ópera do malandro”, que reuniu, em 1979, grandes talentos da MPB.

O espetáculo destaca os diferentes aspectos da lírica buarqueana, ressaltando sua poesia e o olhar sobre o país, através de temas como “O que será”, “Rosa dos ventos” e, voltando à parceria com Francis, “Pivete”, retrato da nossa desigualdade social gravado por Chico em 1978.Tais características são acentuadas ainda pelos cenários e objetos de cena, que vão de espelhos ao célebre andaime de “Construção”, canção-título do LP lançado por Chico em 1971.

Um panorama completo daquele que sabe traduzir nossos sentimentos com maestria. E esse tradutor está prestes a completar oito décadas de vida. E a Studio3 Cia de Dança sai na frente e abre alas para os festejos. E vamos, como cantou o próprio Chico, botar água no feijão.

Crédito das imagens: Leandro Menezes e Nana Moraes (Chico e Francis)

Chico Buarque e Francis Hime em encontro recente no estúdio
Bailarinos da Studio3 Cia. de Dança em uma cena de “Francisco(s)”

Posts recentes

Das telas para as páginas

A artista plástica Patricia Secco lança o seu novo livro, onde reúne obras em aquarela de nus artísticos

Aumenta que é rock

O diretor Marco Rodrigo celebra o rock oitentista em show que conta com participações de astros da TV