Méritos reconhecidos

julho 22, 2023

O publicitário Nizan Guanaes e a escritora Marina Colassanti são premiados na Academia Brasileira de Letras
O publicitário Nizan Guanaes, a escritora Marina Colassanti e o presidente da ABL,  jornalista Merval Pereira

São dois talentos nas suas áreas. E foram merecidamente reconhecidos por uma das mais respeitadas instituições do país. A escritora Marina Colassanti e o publicitário Nizan Guanaes foram homenageados, na noite da última sexta-feira (21), na Academia Brasileira de Letras. A escritora recebeu pelo conjunto da obra o Prêmio Machado de Assis, o mais importante da casa e o mais antigo prêmio literário do país, enquanto Nizan foi agraciado com a medalha que leva o nome do escritor e fundador da ABL.

– Vou ao supermercado e me abordam por pessoas que leram meus livros na escola. Eles continuam valendo – destacou a escritora em seu discurso após receber o diploma da ensaísta e imortal Rosiska Darcy de Oliveira.

Nizan foi homenageado pela criação da campanha publicitária que celebrou, no ano passado, os 125 anos da ABL. Um dos destaques foi o vídeo “Sou o Brasil; todos os Brasis”, que elenca personagens literários que tornaram-se populares a parir de adaptações de obras literárias para o cinema e a TV.

– E ainda descobri que a medalha foi criada no dia 08 de maio de 1958, e eu nasci no dia 09 de maio – destacou, com bom humor, o publicitário.

A noite coroou também os 126 anos da instituição e marcou o lançamento do selo criado pelos Correios para celebrar o centenário da escritora e imortal Lygia Fagundes Telles (1918-2022), que ocupou a cadeira de número 16.

Crédito das imagens: Richam Samir\ABL

O professor e imortal Arnaldo Niskier e Nizan Guanaes
Marina Colassanti recebe o diploma da imortal Rosiska Darcy de Oliveira, com Antonio Torres ao fundo

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro