Tradição é tradição. Roberto Carlos subiu ao palco do Qualistage , na noite da última terça-feira (29), para gravar seu especial de fim de ano para a TV Globo . A gravação contou com as participações da atriz Lucy Alves , a Brisa de “Travessia”, da dupla Maiara e Maraísa e do grupo Raça Negra . Um dos momentos de maior emoção foi a homenagem a Erasmo Carlos , que faleceu no último dia 22.
Com “Amigo”, canção-síntese da irmandade que uniu por anos os parceiros musicais, Roberto homenageou seu “irmão camarada”. Enquanto o maestro Eduardo Lages dedilhava ao piano a introdução, uma gravação com a voz de Erasmo foi ouvida, emocionando os presentes:
“Queria te dizer que, nas próximas encarnações, se você deixar, quero de novo ser seu compadre, seu parceiro e seu amigo. Valeu, bicho!”
Filho e empresário de Erasmo, Leo Esteves esteve presente e, emocionado, bradou: “Viva Erasmo Carlos!”. O empresário é a prova de que quem sai aos seus não degenera. Antes de uma gravação começar, foi cumprido por muitos dos fãs da dupla e atendeu a todos com cordialidade, posando também para fotos.
Um momento que pegou Leo de surpresa foi quando Lucy Alves cantou com Roberto “De volta pro aconchego” (Dominguinhos e Nando Cordel). A música marcou os últimos momentos de Erasmo com a mulher, Fernanda .
Sim, a emoção pautou boa parte da gravação, mas também houve espaço para a descontração. E ela ficou por conta de Maraísa, que ao lado da irmã, Maiara, cantou com Roberto “Eu te amo, te amo, te amo”.
– Você casou? – perguntou a cantora de bate-pronto.
– De novo? – retrucou Roberto na esportiva.
Ao anunciar a presença da mãe, Almira , a cantora manteve o bom humor: “Sua sogra está aí”.
O grupo Raça Negra também participou do especial, dividindo com o anfitrião os vocais de “O portão”, mostrando que o swing não ficou de fora da celebração. A atração vai ao ar no dia 23 de dezembro e tem tudo para renovar, nos corações dos telespectadores, as esperanças por tempos melhores. Como comentou Luiz Carlos , vocalista do Raça Negra, “o ano que vem será melhor”. E será mesmo.
Crédito das imagens: Ricardo Portilho