Margareth com o Papa

setembro 19, 2024

Ministra da Cultura é recebida pelo pontífice e pede para que ele reze pelo Brasil nessa travessia

Em passagem pelo Vaticano, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que segue em missão oficial pela Europa, foi recebida pelo Papa Francisco, a quem presenteou com uma biojoia feita com escamas de peixe que representa sustentabilidade e empoderamento feminino. A peça foi produzida pelo grupo de artesãs Sereias da Penha, formado por mulheres de uma comunidade de pesca de João Pessoa, na Paraíba. A ministra recebeu uma medalha pontifícia das mãos do Papa.

– Tive a oportunidade de participar de um evento com a presença do Papa. Pude também reportar um pedido do presidente Lula, pedindo para que ele reze pelo Brasil nesse momento, essa travessia em que estamos.

Margareth acompanhou a tradicional audiência pública realizada todas as quartas-feiras na Praça de São Pedro, onde o pontífice faz uma série de leituras em diferentes idiomas, inclusive português. A ministra tem também, entre suas várias missões durante a viagem, a incumbência de conversar sobre o bicentenário da relação entre o Brasil e a Santa Sé. Para celebrar a data, que ocorrerá em 2026, está prevista uma extensa programação cultural em Roma e no Brasil, incluindo exposições de Aleijadinho e a inclusão de músicas de compositores sacros nas missas. O Brasil foi o quarto país a estabelecer relações com o Vaticano, após França, Espanha e Portugal.

A programação para o bicentenário inclui ainda um projeto inédito: organizar e digitalizar documentos históricos para disponibilizá-los ao público, inclusive em escolas. Preciosidades como as cartas credenciais de Monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, escolhido pelo Império para obter o reconhecimento da Independência pela Santa Sé, em 1826.

– Estou aqui também para a reunião do G7, onde o Brasil foi convidado, pela primeira vez. Falaremos sobre cultura, sobre as nossas relações, o fortalecimento do Brasil internacionalmente nas suas relações culturais. E conversando também com a Instituição para a comemoração dos 200 anos do Brasil com a Santa Sé. Então é uma missão muito extensa, internacional, mas que estamos colhendo também frutos muito positivos – completou a ministra.

Crédito da imagem: Luciele Oliveira/ Minc

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país