Uma rainha não perde a majestade. E Marília Mendonça (1995-2021) é prova disso. A cantora lidera ranking dos artistas mais ouvidos no país nos últimos dez anos. Os dados, divulgados nesta terça-feira (21), estão num levantamento feito pelo Spotify para celebrar seus dez anos no Brasil. A cantora Anitta figura na sétima posição, atrás de duplas como Henrique & Juliano, Jorge & Mateus e o cantor sertanejo pop Gustavo Lima.
Marília está com tudo mesmo. A artista encabeça também a lista que elenca as canções brasileiras mais ouvidas naquela plataforma na última década. E se você pensou em “Leão”, acertou em cheio. Anitta tem, no entanto, uma primazia: ela é a primeira artista brasileira a figurar na primeira posição global da plataforma. Isso deu-se em 2022, e o mérito é de “Envolver”.
No quesito pioneirismo, Alok tem seu mérito também. O DJ foi o primeiro brasileiro a entrar, em 2017, na lista global das cem músicas mais ouvidas no Spotify. E o feito deve-se a “Hear me now”.
Nos últimos dez anos, o número total de audições cresceu mais de 100 vezes na sucursal brasileira da plataforma. E tem mais: os streams ultrapassam 770 bilhões no período que vai de 2014 a 2023.
Tudo muito bom, tudo muito bem, a plataforma de streaming e as gravadoras não têm mesmo do que reclamar. Já os artistas…