O escritor, jornalista e cientista social Jorge Caldeira tomou posse, na noite da última sexta-feira (25), na Academia Brasileira de Letras. O novo imortal ocupa agora a cadeira de número 16, vaga com a morte, em abril, da escritora Lygia Fagundes Telles. A cerimônia contou com a presença do ex-presidente da República Michel Temer e de personalidades como o escritor e jornalista Ruy Castro, eleito para a Casa em outubro.
Recebido pelo imortal Celso Lafer, o novo acadêmico lembrou, em seu discurso dos laços que o ligavam a Lygia Fagundes Telles, de quem foi confrade na Academia Paulista de Letras:
– Tive o privilégio de ser confrade de Lygia por 14 anos. Isso me ajuda hoje a honrar a sua amizade e o seu legado, através dessa continuidade afetiva.
Caldeira foi eleito para a casa em julho deste ano, obtendo 29 votos. Doutor em Ciência Política e mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), Caldeira é especialista em História do Brasil. Como jornalista, foi editor da revista “Bravo” e trabalhou em publicações como “Exame” e “Isto é”.
Crédito das imagens: Divulgação\ABL