Laços e canções

maio 8, 2023

As Helenas de Manoel Carlos, que tiveram em Christiane Torloni uma de suas intérpretes, inspiram playlist nos 90 anos do autor

Helena, a mítica personagem da Guerra de Tróia, é o nome do romance que marca a fase romântica de Machado de Assis (1839-1908), um dos nossos melhores (e maiores) escritores. O livro marcou a juventude de Manoel Carlos que, anos mais tarde, se tornaria um dos nossos grandes novelistas. O selo machadiano transparece no nome das heroínas de suas novelas. A primeira delas foi interpretada por Lilian Lemertz (“Baila comigo”, 1981) e a última, não por acaso, coube à filha da saudosa atriz, Júlia Lemmertz (“Em família”, 2014). Nesse ínterim, foram nove as Helenas, personificadas magistralmente por Maitê Proença, Regina Duarte (por três vezes), Vera Fischer, Christiane Torloni e Taís Araújo.

Todas elas marcaram o público. A ponto de, nove anos após a personagem dar o ar da graça na telinha, inspirar uma playlist. Isso mesmo. A iniciativa marca os 90 anos de Manoel Carlos, e os temas estão  reunidos em “Helenas de Maneco”, lista, elaborada pelo Canal Viva e disponibilizada a partir desta segunda-feira (08) nas plataformas digitais.

O repertório, composto por temas nacionais e internacionais, inclui clássicos como “Lembra de mim”, de Ivan Lins, e “Per amoré”, gravada por Zizi Possi, entre outros. A lista não está restrita  às icônicas heroínas, mas a outras personagens que também calaram fundo na memória do público. Um exemplo é a balada “Love by Grace”, interpretada por Lara Fabian e tema de Camila, personagem interpretada por Carolina Diekman em “Laços de família” (2000).

A homenagem ao autor vai além das plataformas digitais. O canal também disponibilizou uma faixa para reexibir alguns de seus folhetins – todos inesquecíveis. Maneco, como é chamado carinhosamente, merece.

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Pedras buriladas

Importantes nomes das artes e do saber prestigiam mostra de Maria-Carmen Perlingeiro no Rio de Janeiro

Merecida homenagem

Personalidades prestigiam inauguração de logradouro com o nome do arquiteto André Piva no Rio de Janeiro

O futuro é agora

Estácio inaugura HUB voltado a aproximar os estudantes do mercado de trabalho em campus do Rio de Janeiro