Quando o assunto é notícia, Anna Ramalho está calejada. Do alto dos seus mais de 40 anos de profissão – muitos deles dedicados à arte do colunismo – ela já antecipou os mais variados fatos: de novos planos econômicos, passando por enlaces amorosos (e, voila, separações) culminando em feitos relevantes nas áreas da política e da cultura. Um fato pegou a jornalista de jeito. Numa consulta médica recente com Roberto Zani, ela recebeu do profissional (e seu amigo há mais de 40 anos) uma má e uma boa notícia. A má foi o diagnóstico de dois tumores no pulmão esquerdo. A boa é a de que não há metástase e que eles podem ser debelados com tratamento.
O assunto foi comentado por ela à boca pequena com os mais chegados. Na última segunda (30), ela iniciou as sessões de químio e radioterapia. À noite, postou um story em que aparece com os cabelos escuros e bem curtinhos. Na legenda, a informação de que o novo look era para enfrentar um fato inesperado – e que está longe de abalar o bom humor que é uma das marcas dessa grande jornalista.
– Estou otimista e cheia de vontade de desmoralizar esse tal de câncer. Tenho total e absoluta confiança nos meus médicos e uma imensa e inabalável fé em Deus e nos meus muito santos de devoção. Sem contar que tenho a Tia Santa, Beata Madre Maria José de Jesus, o que me bota praticamente no rol dos eleitos, né, não? – comenta ela com NEW MAG na manhã desta terça-feira, antes de encarar o segundo dia do tratamento, com previsão para durar seis semanas.
E os médicos a que ela se refere não são poucos. Querida como ela só, é assistida por uma verdadeira junta do bem, formada por craques como o oncologista Bruno Nahoum, o pneumologista Davi Nigri e os médicos José Lamarca e José Luiz Fuser Júnior, que a acompanham nas sessões, além do supracitado Zani, é claro.
– Como diz minha amiga teóloga Maria Clara Bingemer, a corte celeste está a postos. E eu, cá de baixo, só esperando o dia de correr para o abraço dos muitos e queridos amigos que têm sido uma fonte inesgotável de amor e carinho. Me aguardem: já, já tô na pista. Deus é Pai, Nossa Senhora é Mãe!
Sim, Ramalhete, esse dia há de chegar. E fica aqui o recado: a equipe NEW MAG faz questão do seu abraço, hein! Ou, como costuma arrematar essa brilhante jornalista: né, não?
Crédito da imagem: Carol Ramalho