Os domingos têm tido um sabor especial para a diretora e artista visual Bia Lessa. Criadora de “Cartas ao mundo”, exposição-manifesto que está em cartaz no Sesc da Avenida Paulista, a artista tem levado àquela via pública, a mais importante de São Paulo, cortejos nos quais arte e política se misturam. As performances acontecem aos domingos, a partir das 13h.
A exposição tem como inspiração o legado do cineasta Glauber Rocha (1939-1981) e é motivada também pelo contraste entre distopia e utopia, doença e cura. A proposta modifica-se aos olhos dos visitantes, com performances e suportes singulares, criando diferentes ambientes para cada um dos segmentos videográficos.
– A necessidade é a de (re)pensar o mundo atual com os olhos – cabeça e coração – de Glauber Rocha. São três universos em caos controlado, suportes para olhares apurados e críticos dirigidos para a realidade em que estamos inseridos, para um contexto de pouco caso e desinteresse pelo outro, de declínio da capacidade de convivência, do que é público, coletivo, e de tudo aquilo que isso representa – conceitua a artista.