O Brasil testemunhou, de três anos para cá, um fato inspirador. Viu alguns dos seus mais importantes compositores completarem oito décadas de existência. A lista inclui nomes como Roberto Carlos (hoje com 83), Caetano Veloso (81), Gilberto Gil (81), Edu Lobo e Dori Caymmi. Desde então uma pergunta ecoa: e o Chico? O Chico em questão é Francisco Buarque de Hollanda, popularmente conhecido (e aclamado) como Chico Buarque. Esse grande artista brasileiro completa 80 anos no próximo dia 19. E NEW MAG apurou onde e como a data será festejada.
Chico vai celebrar a data em Paris, onde ele e a mulher, a advogada Carol Proner, já se encontram. O artista tem na capital francesa um pied-à-terre, onde refugia-se a cada aniversário – e este ano não será diferente. O compositor está na companhia das filhas Sílvia, Helena e Luiza – frutos do seu casamento anterior, com a atriz Marieta Severo – e dos netos. Sempre discreto, Chico aproveita a estada para frequentar restaurantes e livrarias sem ser importunado.
O aniversário é dele e quem ganha o presente são os fãs. Chico finalizou seu novo livro, “Bambino a roma”, que sairá pela Companhia das Letras, editora dos sete títulos lançados por ele desde “Estorvo” (1991). A obra, apresentada como autoficção, terá pré-venda este mês e chega às livrarias em agosto.
A trama é ambientada em Roma, onde Chico passou parte da infância e aonde voltaria a viver como exilado por um breve período, em fins dos anos 1960, em razão da perseguição e da censura à classe artística pela ditadura militar instaurada no Brasil em 1964.
Crédito da imagem: Ricardo Nunes