As mulheres também são referência nos mais diversos campos da pesquisa científica. As histórias, os feitos e conquistas dessas estudiosas serão contadas num podcast. Mais exatamente as de cinco professoras de escolas públicas brasileiras, uma de cada região do país. Elas terão suas trajetórias contadas em “Vocações”, série disponível nas plataformas digitais e fruto da parceria entre o Museu do Amanhã e a White Martins.
Com as professoras estão suas alunas, que acompanham as etapas de criação de um podcast e também sobre a relação entre gênero e ciência. Os onze episódios trazem entrevistas com pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento que tenham vivido nas regiões onde as escolas estão situadas.
– Reconhecendo que a importância de aumentarmos as referências de cientistas mulheres durante a educação básica para incentivar meninas e adolescentes a seguirem carreiras científicas, o museu se uniu a escolas públicas para mostrar o protagonismo das mulheres na ciência, além de debater os desafios que se apresentam na carreira destas pesquisadoras e seus feitos – celebra Davi Bonela, gerente de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã.
As professoras convidadas para o projeto receberam treinamento e recursos técnicos para a produção do podcast, que resultará, ainda, em um e-book com conteúdos que possam fomentar iniciativas semelhantes.
– Por meio do projeto, estudantes da educação básica tiveram a oportunidade de se aproximar do universo das mulheres cientistas, ampliando as possibilidades de carreira para meninas e adolescentes que buscam a evolução em um mercado preponderantemente masculino – salienta Anna Paula Rezende, diretora-executiva da área de Talentos da White Martins.
Crédito da foto: Atômica Lab