Inclusão como meta

setembro 21, 2022

No Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, conheça a One by One, ONG que tem na inclusão uma de suas bandeiras

O dia 21 de setembro representa uma conquista para os portadores de deficiência. A data busca, desde 2005, conscientizar sobre os desafios que uma pessoa com deficiência enfrenta na vida. E isso inclui pautas como inclusão, mobilidade, acessibilidade e respeito. Uma instituição que se dedica a essas causas  é a ONG One by One. Criada em 2004, a instituição dedica-se a doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, fraldas e alimentos. Em 2021, foram doadas 12 cadeiras de rodas a partir da campanha que recolheu tampinhas de garrafa.

Um fato chamou, ao longo dos anos, a atenção de Teresa Stenguel, fundadora e presidente da instituição: muitas das famílias com pessoas com deficiência são comandadas por mulheres. A questão levou a ONG a ampliar o campo de atuação para temas relacionados ao empreendedorismo e ao trabalho doméstico.

– Cem por cento das famílias assistidas pela ONG estão em situação vulnerável. Desse total,  75% possuem as mães como chefes de família. Elas chegam desamparadas e sem saber o que fazer. Então, nós também orientamos essas mães para que elas também consigam empreender, trabalhar de casa e, assim, ter oportunidades – conta Teresa Stenguel.

Outro foco no trabalho é o da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Para tanto, é necessário investir na educação tecnológica e na inclusão digital:

– Trabalhamos 100% do potencial dessas crianças. Assim como eu e você, temos nossas limitações. Então, precisamos pensar ainda mais na necessidade dessas crianças para adaptá-las às atividades em que  possam se sentir incluídas. Nosso ponto forte é a tecnologia inclusiva e fazemos as atividades sempre em grupo, para trabalhar a convivência e a coletividade. É muito bonito ver as pessoas desenvolvendo olhares diferentes sobre esta realidade. Por isso, é essencial termos mais acessibilidade, educação e transporte de qualidade.

Crédito das fotos: Vera Donato

A fundadora da One By One, Teresa Stenguel, com algumas das cadeiras doadas
As crianças e jovens realizam atividades em grupo

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo