“Eu estou aqui porque sou negro”, declarou sem rodeios o apresentador Jerrod Charmichel, levando a platéia da 80ª edição do Globo de Ouro a rir. A cerimônia, realizada na última terça-feira (10), em Los Angeles, contou com a presença de grandes astros de Hollywood e premiou os maiores profissionais da indústria cinematográfica e televisiva de 2023, além de tentar reverter polêmicas antigas que mancharam a imagem do evento ao longo dos anos.
No cinema, o longa “The banshees of Inisherin” foi o destaque da noite, com oito indicações e três estatuetas, incluindo Melhor Filme de Comédia/Musical, Melhor Roteiro e Melhor Ator de Comédia/Musical (Colin Farrell). Como mais um sucesso em sua extensa lista de direções, “Os Fabelmans”, de Steven Spielberg, teve cinco indicações e duas estatuetas, incluindo Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor. O prêmio de Melhor Atriz de Comédia/Musical foi para Michelle Yeoh por “Tudo no mesmo lugar ao mesmo tempo”.
Na televisão, “House of dragon” e “White lotus” venceram nas categorias de Melhor Série de Drama e Melhor Minissérie, respectivamente. Zendaya e Kevin Costner foram premiados na categoria de Melhor Atriz e Ator em série de TV pelo trabalho em “Euphoria” e “Yellowstone”. Entretanto, as estrelas não se fizeram presentes, uma vez que a Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), responsável pela cerimônia, ainda tenta recuperar sua imagem.
As controvérsias envolvendo ausência de diversidade e suspeitas de suborno envolvendo indicações aos prêmios fizeram com que as principais emissoras de televisão abrissem mão da transmissão do evento no ano passado. Dezenas de indicados e então vencedores se ausentaram do evento, tanto no ano passado quanto neste, como forma de boicote e protesto. Jerrod Carmichael trouxe alívio cômico para o Globo de Ouro de 2023, criticando a HFPA, quase como um ombudsman, e fazendo piada com a abstenção de seus colegas. Mesmo assim, há um longo trajeto para a cerimônia recuperar sua credibilidade. Varrer poeira para debaixo do tapete (vermelho) não passará despercebido.