Hora de Djavanear

novembro 9, 2023

Musical em homenagem a Djavan trata da relação da obra do autor com o feminino através de cinco cantrizes

Chegou a hora. Djavan será homenageado com um musical, como antecipado por NEW MAG, e a estreia acontece neste sábado (11), no Teatro Itália, em São Paulo. “Djavanear – Um tanto flor, um tanto mar” tem direção de Regina Miranda, referência na dança, e marca o retorno do crítico musical Mauro Ferreira à autoria teatral. 

O elenco une duas grandes cantoras, Leila Maria e Paula Santoro, às cantrizes Tontom Périssé, Mattilla e Karen Júlia. A escolha por cinco vozes femininas não foi à toa. Muitas das canções do compositor tratam de feminilidade. 

— A obra dele é, por vezes, muito masculina. Ouvi-la somente nas vozes de mulheres é interessante. Acho maravilhoso que seja um elenco feminino —  celebra Ferreira, destacando a cadeia de temas abordada pelo autor: — As letras são poéticas, falam de amor com imagens de flores, cores, mares. Isso foi um norte para a construção de toda a dramaturgia.

Além das músicas, o enredo da peça é cheio de referências à obra de Djavan. Músicas  como “A ilha”, lançada por Roberto Carlos, fazem parte do roteiro. 

Regina Miranda, que assina a direção ao lado de Eduardo Barata, também produtor da montagem, elogia os figurinos de Luiza Marcier e chama atenção para a caracterização.

— Creio que o espectador vai ser transportado para muitos lugares. Os figurinos dão um salto para fora do cotidiano. É como um sonho — delicia-se a diretora, que ainda destaca a importância do combate ao etarismo no teatro — O amor está em todas as idades. Gente jovem acha que, aos 40, estará fora das possibilidades, mas isso é machismo estrutural. 

Crédito da imagem: Priscila Prade

Posts recentes

Em nova função

Nelson Motta participa de festa como DJ e relembra os momentos de Dancing Days