Honra ao mérito

junho 18, 2024

Deo Garcez será o primeiro nome do teatro a receber medalha àqueles que combatem o racismo no país

Perseverar vale a pena. E no caso de Deo Garcez, vale muito. O ator, que brilha nos palcos personificando o poeta abolicionista Luiz Gama (1830-1882), será agraciado com a Medalha Luiz Gama, dada àqueles que lutam pela igualdade racial e pela democracia. A honraria, desenhada por Oscar Niemeyer (1907-2012), será entregue pelo Instituto dos Advogados Brasileiros em cerimônia nesta sexta-feira (21), aniversário do patrono, às 15h, na sede do IAB, no Rio de Janeiro.

É a primeira vez que um nome do teatro e da TV recebe a honraria. Deo viaja pelo país há nove anos com o espetáculo “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”, escrito pelo próprio ator e dirigido por Ricardo Torres. A montagem elenca momentos importantes da trajetória de Gama, considerado patrono da Abolição.

– Ganhar a medalha me deixa muito feliz por ser um reconhecimento importantíssimo da minha carreira de ator, caracterizada por trabalhos com temática afrodescendente e  antirracista – celebra o artista, demonstrando ânimo para ir além com o espetáculo: – A medalha nos dá mais fôlego para continuar propagando a importância de Luiz Gama, o maior abolicionista de todos os tempos!

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Além do limite

Marcelo Monteiro reúne personalidades da cena cultural na abertura de exposição no Rio de Janeiro

‘Uma alegria estar de volta’

Cissa Guimarães volta ao teatro para celebrar os dez anos de espetáculo que arrebatou plateias no Brasil e no exterior

Vocação aclamada

Luiz Zerbini reúne talentos na sua primeira grande retrospectiva no CCBB do Rio de Janeiro