Perseverar vale a pena. E no caso de Deo Garcez, vale muito. O ator, que brilha nos palcos personificando o poeta abolicionista Luiz Gama (1830-1882), será agraciado com a Medalha Luiz Gama, dada àqueles que lutam pela igualdade racial e pela democracia. A honraria, desenhada por Oscar Niemeyer (1907-2012), será entregue pelo Instituto dos Advogados Brasileiros em cerimônia nesta sexta-feira (21), aniversário do patrono, às 15h, na sede do IAB, no Rio de Janeiro.
É a primeira vez que um nome do teatro e da TV recebe a honraria. Deo viaja pelo país há nove anos com o espetáculo “Luiz Gama – Uma voz pela liberdade”, escrito pelo próprio ator e dirigido por Ricardo Torres. A montagem elenca momentos importantes da trajetória de Gama, considerado patrono da Abolição.
– Ganhar a medalha me deixa muito feliz por ser um reconhecimento importantíssimo da minha carreira de ator, caracterizada por trabalhos com temática afrodescendente e antirracista – celebra o artista, demonstrando ânimo para ir além com o espetáculo: – A medalha nos dá mais fôlego para continuar propagando a importância de Luiz Gama, o maior abolicionista de todos os tempos!