O padre Júlio Lancelloti vai receber dois importantes prêmios, um de Literatura e, outro, na área dos Direitos Humanos. E o intervalo entre um e outro será de apenas um dia. São eles o Prêmio Juca Pato e o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos. O primeiro será recebido neste domingo (11), na missa da Capela da Faculdade São Judas Tadeu, no bairro da Mooca, em São Paulo. Já o segundo, na segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
A escolha do sacerdote para o Juca Pato deve-se à sua luta em prol do respeito às diferenças e de sua defesa dos menos favorecidos. Ele entrará para uma lista que inclui grandes nomes como Érico Veríssimo (1905-1975), Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Cora Coralina (1889-1985).
Já o Frei Tito é destinado às pessoas, entidades e redes de solidariedade que se mobilizaram durante a pandemia da Covid-19. Lancelloti é autor de títulos como “Tinha uma pedra no meio do caminho: invisíveis em situação de rua” (Matrioska) e “Amor à maneira de Deus” (Planeta), ambos lançados em 2021.
Crédito da foto: André Ribeiro.