O Troféu Oscarito, maior honraria do Festival de Gramado, concedida aos grandes nomes do cinema nacional desde 1990, foi entregue a um ator que muito contribuiu para a sétima arte. Se pensou em Marcos Palmeira, acertou em cheio. A láurea lhe foi dada, na noite do último sábado (13), pela presidente da GramadoTur e secretária de Turismo da cidade, Rosa Helena Volk.
Não é a primeira vez que Marcos Palmeira recebe um prêmio da grande festa do cinema da serra gaúcha. Em 1988, ele recebeu seu primeiro Kikito, que foi também o seu primeiro prêmio no cinema, pelo Alpino de “Dedé Mamata”. Na 43° edição do Festival, Palmeira subiu ao palco para homenagear o pai, o cineasta Zelito Viana, que recebia na época o prêmio Eduardo Abelin. Boa parte desta história foi ouvida na coletiva de imprensa concedida pelo ator, com a mediação do jornalista e curador do festival Marcos Santuário, na tarde de ontem.
A cerimônia também foi marcada por uma homenagem ao ator Otávio Müller, que juntamente com Palmeira, deixou marcadas suas mãos na calçada da fama da cidade. Entre os presentes, o ator Tarcísio Filho e o músico André Abujamra.
O segundo dia de festival trouxe como destaque a Mostra Gaúcha de Curtas, com produções que concorrem ao Prêmio da Assembleia Legislativa, além da exibição do curta “Último domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão, e do longa “O Clube dos anjos”, de Angelo Defanti, que concorrem à categoria da Mostra Competitiva.
Crédito das fotos: Cleiton Thiele e Edson Vara/ Agência PressPhoto.