Homenagem

outubro 8, 2022

A história do jornalista Otto Lara Resende é contada, pela primeira vez, no cinema e exibida no Festival do Rio

Um dos grandes nomes do jornalismo no Brasil, Otto Lara Resende (1922-1992), tem a sua história contada, pela primeira vez, na biografia “Otto: de trás p/ diante”, que participa da Mostra Retratos do Festival do Rio. Com a direção da jornalista Helena Lara Resende, filha de Otto, e do diretor Marcos Ribeiro, o documentário será exibido neste domingo (09), no Estação Net Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.

– O documentário é pra mim uma homenagem ao centenário do meu pai e uma forma de lidar com a saudade que sinto dele todos os dias – conta Helena, que junto da mãe, a também Helena Pinheiro de Lara Resende, revela cartas e bilhetes escritas pelo pai no longa.

A produção é baseada na carta/resposta do jornalista mineiro enviada ao amigo Paulo Mendes Campos, que lhe fez a pergunta: “Quem é Otto Lara Resende?” No documentário, o ator Rodolfo Vaz dá vida a Otto e a atriz Júlia Lemmertz lê trechos de suas obras literárias, entre elas, o sucesso “Boca do Inferno”.

Otto começou a carreira no jornalismo com apenas 18 anos, foi imortal da Academia Brasileira de Letras, e passou pelos principais veículos de notícia carioca como o Jornal do Brasil, o Correio da Manhã e o Globo.

– Não é fácil encarar o vasto e rico universo do escrito e jornalista Otto Lara Resende.
A saída foi o afeto, e o filme procura emocionar, entreter, informar, refletir, e sobretudo revelar a humanidade que transborda da vida e obra dele, tão necessária nos dias de hoje – finaliza o diretor Marcos Ribeiro.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo