Gramofone atualizado

março 21, 2023

Grammy Latino anuncia Melhor Interpretação de Música Urbana em Português como nova categoria para 2023. Confira as outras novidades

Novas categorias foram anunciadas pela Academia Latina da Gravação, o Grammy Latino, na manhã desta terça-feira (21) e uma delas atinge em cheio nossos artistas: o prêmio de Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa, para reconhecer a grande quantidade e qualidade de música urbana criada no Brasil e em Portugal. A Academia também anunciou que vai atualizar os pré-requisitos para outras previamente existentes

Também foi criada a categoria Melhor Canção de Cantor/Compositor, que deve ter mais da metade da letra em espanhol ou português e deve estar inserida em um disco que concorra em Melhor Álbum de Cantor/Compositor. Surge uma nova área, que contempla outras categorias: Melhor Compositor do Ano, que reconhece a excelência escrita, a profissão e a arte de compor canções, assim como os indicados devem ter um mínimo de seis faixas recém compostas.

Alterações foram feitas: quem concorre em Álbum do Ano deve conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Nas categorias de Canção será necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias da área. Em Melhor Álbum de Engenharia de Produção, os engenheiros de gravação e os engenheiros de produção deve estar creditados em pelo menos um terço do álbum, assim como os engenheiros de masterização devem receber pelo menos 51% dos créditos.

Todas as atualizações entram imediatamente em vigor para a 24ª Entrega Anual do Latin Grammy, a ser realizada em novembro, e o processo de inscrição online para a cerimônia deste ano abre na próxima quinta-feira, 23. Na última edição, Ludmilla venceu na categoria “Melhor Álbum de Samba/Pagode” com “Numanice #2” e Liniker levou a estatueta na categoria “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”, sendo a primeira cantora brasileira a ganhar um Grammy.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista