O novelista Gilberto Braga (1945-2021), autor de clássicos da teledramaturgia como as novelas “Dancin Days” (1978) e “Vale Tudo” (1988), será homenageado pela prefeitura do Rio de Janeiro. Um totem com uma placa em sua memória será inaugurado em frente ao prédio onde o autor viveu por 24 anos no Arpoador, Zona Sul do Rio de Janeiro.
– Fico feliz pela homenagem em si. O totem ficará bem em frente à janela do escritório do Gilberto, de onde ele gostava de observar a praia e o mar – comenta com NEW MAG o arquiteto Edgar Moura Brasil, viúvo do novelista, com quem foi casado por 49 anos.
A cerimônia está marcada para o meio-dia de segunda-feira (08) e contará com as presenças de Edgar, do prefeito da cidade, Eduardo Paes, e da historiadora Rosa Maria Araújo, irmã do homenageado, que também celebra a iniciativa:
– A praia e o mar que via pela janela lhe inspiravam para criar personagens inesquecíveis. Em frente ao seu apartamento será inaugurada a placa para este carioca apaixonado pelo Rio. O prefeito Eduardo Paes e sua equipe estão sempre atentos à Cultura e às Artes já que a vocação maior do Rio é a criatividade.
Gilberto Braga morreu em 26 de outubro de 2021, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. Ele estreou na TV dando continuidade à novela “Bravo!”, escrita por Janete Clair e, em 1976, assinou sua primeira novela, “A escrava Isaura”. Ao longo da sua trajetória, escreveu 15 novelas como titular e quatro minisséries.