Leila Pinheiro e o pianista Ricardo Bacelar iniciaram, anos atrás, uma série de conversas sobre uma ideia em comum: reverenciar João Donato (1934-2023) no ano em que completaria 90 anos. A cantora passou, no ano passado, uma temporada no estúdio-casa do instrumentista, em Fortaleza (CE), e desse encontro nasceu “Donato” (Jasmin Music), álbum no qual prestam tributo ao grande compositor. O projeto, que conta ainda com a participação de Jaques Morelenbaum em algumas das faixas e arranjos, será lançado em setembro.
E trará, entre clássicos recriados pelos artistas, uma canção inédita. Donato ainda estava vivo quando Leila e Bacelar começaram a desenhar o projeto. E, após falar com a amiga ao telefone, Donato pediu a Ivone Belém, sua mulher e produtora, que fizesse chegar à cantora um petardo em forma de música. Assim, Leila foi brindada com “Contas de vidro”, única inédita entre as 12 faixas do álbum.
E o projeto mostra um pouco da diversidade de parceiros com os quais Donato compôs. Das parcerias com Caetano Veloso foram recriadas quatro: “Surpresa”, lançada pelo baiano no LP “Cores e nomes” (1982), a clássica “A rã”, “Naturalmente” e “Naquela estação”, que inclui ainda o letrista Ronaldo Bastos.
Já “Lugar comum”, parceria de Donato com Gilberto Gil, foi a escolhida por Leila e Bacelar como aperitivo para o tributo. O single chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (23).
– Foi um imenso desafio visitar a obra do Donato da forma como a gente fez, desconstruindo o que havia em termos de arranjos e de concepção. Olhei para as canções e me joguei nelas, sem rede de apoio – revela Leila arriscando ainda um palpite: – Acho que o Donato iria gostar imensamente, porque de fato viramos diversas canções pelo avesso.
Crédito da imagem: Valdo Silva