Gênio em imagens

julho 11, 2022

Fotobiografia revela o lado humano de José Saramago no ano em que o escritor completaria 100 anos

Único autor da Língua Portuguesa contemplado com o Prêmio Nobel, José Saramago (1922-2010) completaria 100 anos em novembro. E as comemorações começam este mês com o lançamento de “Saramago: os seus nomes – um álbum biográfico”, organizado pelo editor argentino Alejando García Schnetzer e pelo jornalista brasileiro Ricardo Viel. A obra, sem precedentes em se tratando de Saramago, traz ainda texto assinado por Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e chega às livrarias pela Companhia das Letras.

“É importante continuar a revisitar a consciência ética presente na obra de José Saramago. Essa consciência mantém, hoje, a sua acuidade, tanto na condenação da exclusão e das desigualdades como na importante mensagem sobre a necessidade de ‘reivindicarmos o dever’ de defender e fazer cumprir os direitos que a todos e cada um são conferidos – destaca Guterres na obra, dividida em quatro seções: espaços/lugares, leituras/sentidos, escritas/criações e laços/pessoas.

O lançamento acontece nesta terça-feira (12), em São Paulo, num bate-papo com os autores mediado por Joselia Aguiar, a partir das 19h, na Livraria Megafauna, no Edifício Copan.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo