Único autor da Língua Portuguesa contemplado com o Prêmio Nobel, José Saramago (1922-2010) completaria 100 anos em novembro. E as comemorações começam este mês com o lançamento de “Saramago: os seus nomes – um álbum biográfico”, organizado pelo editor argentino Alejando García Schnetzer e pelo jornalista brasileiro Ricardo Viel. A obra, sem precedentes em se tratando de Saramago, traz ainda texto assinado por Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e chega às livrarias pela Companhia das Letras.
“É importante continuar a revisitar a consciência ética presente na obra de José Saramago. Essa consciência mantém, hoje, a sua acuidade, tanto na condenação da exclusão e das desigualdades como na importante mensagem sobre a necessidade de ‘reivindicarmos o dever’ de defender e fazer cumprir os direitos que a todos e cada um são conferidos – destaca Guterres na obra, dividida em quatro seções: espaços/lugares, leituras/sentidos, escritas/criações e laços/pessoas.
O lançamento acontece nesta terça-feira (12), em São Paulo, num bate-papo com os autores mediado por Joselia Aguiar, a partir das 19h, na Livraria Megafauna, no Edifício Copan.