Foi um forrobodó – no melhor sentido literal do termo. E não poderia ser diferente em se tratando dos 20 anos de uma das mais charmosas – e inventivas – galerias da cidade. A Gentil Carioca festejou suas duas décadas de existência reunindo artistas e amigos (ou mesmo os dois) numa coletiva e outros tantos amigos na sua festança.
“Forrobodó” é o nome da mostra que traz obras de grandes nomes como Anna Bella Geiger, diva suprema das artes no Brasil, Hélio Oiticica (1937-1980), Antonio Dias (1944-2018), Adriana Varejão e Cildo Meireles, entre outros, cujas obras foram selecionadas por Ulíssies Carrilho.
E o entra-e-sai pelos dois sobrados ocupados pela galeria foi grande. E não poderia ser diferente uma vez que eram quatro os anfitriões da festa: Laura Lima, Ernesto Neto, Márcio e Elsa Botner. Sim, os Botner botaram para quebrar.
E bolo não faltou. A iguaria, preparada pelos artistas Edimilson Nunes e Marcos Cardoso, era uma verdadeira instalação, com direito a escultura no centro. A criação foi carregada como um adro e seguida pelos demais como se num cortejo. E houve quem hesitasse entre comer ou não para não estragar a peça.
Crédito das imagens: Mariana Alves