Fina iguaria

outubro 6, 2022

Papa Francisco ganha de padre brasileiro exemplar de queijo da Canastra, laureado com Ouro, Prata e Bronze em concurso internacional

O papa Francisco recebeu esta semana um presente que, com todo o respeito, pode aguçar o pecado da gula. O sumo pontífice ganhou um queijo minas artesanal laureado, simplesmente, com as medalhas de ouro, prata e bronze (isso mesmo) nas edições de 2021 e deste ano da Expo Queijo Araxá – International Cheese Awards, A peça, da marca Barão da Canastra, foi entregue ao líder supremo da Igreja Católica pelo padre Patrick Samuel Batista, natural de Piumhi (MG), onde o queijo é produzido.

O queijo é produzido por um jovem casal – Larissa Goulart, de 38 anos, e Rogério Ferreira, de 43 – que mantém uma tradição de pelo menos quatro gerações na produção do laticínio.

– O padre Patrick quis simbolizar, com o presente, a história de muitas famílias da Canastra, onde fica a nascente do Rio São Francisco, que tem nome de santo e é conhecido como rio da integração nacional – explica Larissa, que comemora a iniciativa: – A gente fica muito honrada, como se tivesse recebido uma graça.

O fato foi comemorado também pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes:

– A qualidade dos queijos artesanais mineiros está ultrapassando as nossas montanhas. É um orgulho muito grande ter um queijo minas artesanal chegando às mãos do papa Francisco.

O Barão da Canastra é regularizado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e, este ano, conquistou prêmios como o Ouro no 2º Mundial de Queijo do Brasil, em São Paulo.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo