Com chave de ouro

outubro 17, 2022

Cerimônia de encerramento do Festival do Rio recebeu nomes consagrados do cinema nacional

O Festival do Rio encerrou a edição 2022 com uma grande festa no Cine Odeon, Centro do Rio de Janeiro, na noite do último domingo (16). A atriz Samantha Schmütz e o ator Ícaro Silva comandaram a apresentação da festa e anunciaram os ganhadores dos troféus Redentor e do Prêmio Felix do Festival. O ator Antônio Pitanga e a atriz Andréia Horta faziam parte do júri da premiação e foram alguns dos nomes consagrados presentes no evento.

O filme “Paloma”, dirigido por Marcelo Gomes, sobre uma mulher trans que sonha em se casar na igreja, levou o prêmio principal da noite na categoria de Melhor Longa de Ficção da Première Brasil, além de melhor filme pelo Prêmio Felix. A atriz Kika Sena foi a primeira mulher trans a receber o troféu de Melhor Atriz por protagonizar Paloma.

Nós somos a resistência, essa resistência que se formou, que sempre existiu, mas que se tornou atuante nos últimos 4 anos. Uma resistência cultural, política, uma luta contra o racismo, contra a transfobia e contra a homofobia – disse o produtor de Paloma, João Vieira Júnior.

A diversidade e a representatividade estiveram presentes em toda a premiação, com discursos emotivos e falas políticas. O ator Timothy Wilson, que convive com o espectro autista, ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por “Fogaréu”, e o orixá Exu foi o vencedor da mostra de Melhor Longa Documentário no filme “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato. O ator Paulo Gustavo (1978-2021), também foi celebrado com o Prêmio Susy Capó, que será entregue à sua mãe, Déa Lúcia Amaral, pela atriz Samantha Schmütz.

–  Que o Festival continue sendo um lugar da inclusão, do acolhimento e onde todos são vistos na tela e respeitados pelo que são –  afirmou Ilda Santiago, diretora de programação do Festival do Rio, sobre a presença de tantos realizadores no evento e a importância de reconectar o público com o cinema.

Créditos das fotos: Eny Miranda

Posts recentes

Rugindo alto

Xamã é o autor da música mais tocada em shows no país ao longo de 2023, desbancando até Miley Cyrus

Eternamente eterna

Rita Lee será celebrada com novas edições de livros no mês em que se completa um ano da morte da artista

Celebração do rock

O grupo Barão Vermelho encerra sua turnê de 40 anos de carreira com show no Rio de Janeiro