O primeiro merchand incluído numa obra de ficção da TV Globo (não falo aqui dos programas de auditório) foi num capítulo de “O sítio do pica-pau amarelo”, adaptação da obra-prima de Monteiro Lobato (1882-1948). A ação envolveu o Biotônico Fontoura e foi pensada pelo publicitário Stanley de Chevalier (1936-1986) em idos dos anos 1970. De lá para cá, ações do tipo passaram a ser mais frequentes em novelas da emissora e, mais recentemente, estendem-se da cena ao intervalo comercial, como comumente acontece em “Terra e paixão”, novela das 21h.
Feito o preâmbulo, vamos à notícia: o CEO de uma empresa participa, pela primeira vez, de uma ação publicitária numa novela da casa. O personagem em questão é João Adibe Marques, da indústria de fármacos, que aparecerá, neste sábado (09), na novela “Fuzuê”, de Gustavo Reiz. Na cena, o empresário vai contracenar com Edson Celulari, que interpreta na trama o também empresário Nero de Braga e Silva.