Esta quarta-feira (09/10) é dia de celebrar a vida e a obra do músico John Lennon, um dos maiores músicos do século XX. Baleado aos 40 anos na frente de sua casa, o edifício Dakota, em Nova York, se vivo, ele estaria completando 84 anos. Lennon foi fundador da banda Beatles, ao lado de Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, uma das mais importantes da história da música mundial, e mantém ainda hoje uma legião incontável de fãs e sucessos inesquecíveis.
Ativista na década de 1970, o astro do rock foi morto por Mark Chapman, que se considerava religioso, e, como fã da banda, teria criado ódio de John Lennon por afirmações do cantor sobre Deus e religião, segundo ele.
O legado de Lennon é espantoso. Uma de suas canções, “Imagine”, se tornou o ‘hino da paz’ e é entoada nos quatro cantos do planeta, assim como vários outros de seus hits. Entre eles, “Stand by me” e “Help”. O músico teve 25 de suas canções no número 1 da Billboard Hot 100.
Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra. Quando faleceu, ele estava casado com Yoko Ono e deixou dois filhos, Sean e Julian. O sucesso dos Beatles começou no final da década de 1960, mas se mantém até hoje. A banda é ainda o grupo de maior sucesso comercial da história da música popular.
Na última terça-feira (08/10) também foi celebrado os 50 anos do lançamento do icônico álbum “Imagine”, reconhecido por muitos como a obra mais influente de Lennon. Ele foi concebido com Lennon e Yoko Ono mobilizando amigos e admiradores em uma campanha contra a Guerra do Vietnã. As gravações ocorreram no estúdio de Tittenhurst Park, propriedade de Lennon, sob a produção de Phil Spector, conhecido por seu trabalho inovador.
Ainda sobre os Beatles, no próximo mês uma das guitarras de George Harrison, a Futurama, será colocada à venda em um leilão. Os avaliadores acreditam que o valor pode chegar a US$ 800.000 (cerca de R$ 4,4 milhões). Os leiloeiros dizem que a guitarra Futurama, com seu acabamento sunburst, foi uma das que Harrison mais tocou. Eles a chamam de “um dos santos graais das guitarras históricas dos Beatles.
Crédito da imagem: Reprodução Instagram