‘Estou aprendendo dia após dia’

maio 1, 2022

Bianca Andrade – a Boca Rosa – fala dos desafios da maternidade, de empreendedorismo e sobre levar sua marca a Portugal

Bianca Andrade deu duro para chegar ao ponto em que se encontra hoje. Nascida na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, trabalhou como copeira, garçonete e deu aula para crianças, até conseguir dinheiro para seu canal no Youtube com dicas de produtos mais populares. A partir daí, os convites não pararam mais de aparecer: virou colunista do “É de casa” (Rede Globo), lançou uma coleção de maquiagens com a Payot e uma linha de produtos para cabelo em parceria com a Cadiveu. Foi para o cinema e até para o “Big Brother Brasil” (20ª edição), o que fez com que seus produtos triplicassem em vendas. Hoje, ela divide seu tempo de empresária com o papel de mãe do pequeno Cris, seu filho com o também youtuber Fred. Em conversa com New Mag, Bianca Andrade, a Boca Rosa, contou um pouco da sua vida, sua trajetória e planos para o futuro da sua marca.

Pela primeira vez, você é a rainha de um camarote na Sapucaí, e logo do Camarote Arpoador, o maior de todos. Como está se sentindo e como é seu envolvimento com o Carnaval? Você sempre curtiu?

Sou carioca da gema, fui nascida e criada na favela da Maré até meus 20 anos, então lá eu sempre curti carnaval de rua o tempo inteiro, sambando na rua descalça. Isso já está no meu sangue. Acho muito importante mostrar para o país inteiro como é o carnaval do Rio de Janeiro, como é esse encanto das escolas de samba, principalmente a minha escola do coração, a Grande Rio. Estar aqui sendo rainha de um camarote com a minha marca está sendo bem especial para mim.

Você trabalha muito, viaja muito a trabalho e tem um filho com menos de um ano. Como está sendo dividir a agenda de trabalho com a maternidade?

Um grande desafio, estou aprendendo dia após dia. Mas de uma semana pra cá, comecei a entender que a gente pode trabalhar muito e isso não quer dizer que eu não seja uma mãezona para o meu filho. Claro que preciso me dividir, mas estou sempre ali com ele o tempo inteiro, às vezes a distância quando estou viajando, ou grudada com ele quando estou em casa. Nós mulheres, especialmente as que são donas de negócios, que trabalham muito, o mais importante é saber o seu papel de mãe, o quanto você é importante para o seu filho, e se respeitar também como mulher e como mãe. Não é uma tarefa fácil, mas estou conseguindo lidar.

Você conseguiu expandir seus negócios durante a crise, ao contrário de vários empreendedores. A que você atribui esse crescimento?

Eu acho que o primeiro passo é recalcular rotas. A gente teve que mudar toda a nossa ideia, queríamos fazer um lançamento atrás do outro e eu entendi que, em tempo de crise e pandemia, não tinha nem pessoas suficientes na fábrica para fazer isso. Não era o momento disso, mas de acolher, oferecer uma companhia para o público. Nessa época eu fiz um talk show no Youtube chamado “Boca a Boca”, que começou de maneira remota, mas depois trouxemos convidados para o nosso sofá. Também ajudamos a Cufa (Central Única das Favelas), e todo mundo que assistia podia ajudar e doar. E aí depois eu comecei a entender que eu tinha acabado de sair do Big Brother, havia uma janela muito grande para o on-line, onde eu sempre fui muito forte, e eu precisava dar visibilidade para as minhas marcas parceiras que trabalhavam muito forte no ponto de venda. Fiz isso, não como Bianca influenciadora em formato de publicidade, mas uma troca mesmo, tipo “vocês vêm comigo, compram meu produto que eu faço uma live com vocês”. Essas estratégias fizeram a diferença. O sucesso vem muito disso, de sentar com o meu time, de calcular rota, de pensar com mente empreendedora, no propósito da marca. Eu criei uma estratégia orgânica em que, enquanto eu estava falando alguma coisa no vídeo, tinha um produtinho meu no fundo, porque eu não podia lançar nada, mas não podia deixar as pessoas esquecerem da minha marca. Criamos algumas estratégias e foi muito divertido.

Quais são os próximos planos para expansão da sua marca?

Portugal vai ser o primeiro país além do Brasil. Estou muito empolgada, animada e um pouco nervosa também, porque é mais um país para conquistar e eu sei que isso não é fácil. Vai demandar muita estratégia, mas eu estou animada para ver os resultados. Eu gosto de resultados, com certeza a gente vai fazer de um jeito lindo. A gente sabe que tem uma brasileira em Portugal, que é a Bruna (Gomes) e ela está na final do Big Brother de lá. Então eu pensei “que legal, já tem uma brasileira lá que Portugal já deve conhecer, então a gente pode fazer algumas pontes”. Vai ter também o Rock in Rio lá, então tem várias estratégias legais, eu estou muito ansiosa.

E qual o seu conselho para as mulheres que estão pensando em empreender?

Acho que a gente tem que unir estratégia com intuição, esse foi um conselho que serviu para mim. Ao mesmo tempo que o empreendedorismo é muito estratégico – eu acho incrível e absorvo muito o empreendedorismo –, eu tenho o meu lado artístico que também é muito de feeling, de intuição, de perceber as coisas. Acho que você tem que ouvir esses dois lados, ou seja, estudar bastante sobre marketing, sobre marketing digital que hoje é uma ferramenta que está na mão de todo mundo, mas ao mesmo tempo se ouvir um pouco, entender o que você quer, qual o seu maior sonho, o que você ama fazer. Acho que é unir esses dois lados e trabalhar muito, dia após dia.

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